segunda-feira, 20 de maio de 2013

COMO ENSINAR UMA CRIANÇA A FAZER AMIGOS



Às vezes sente que o seu filho prefere estar com adultos do que com crianças da idade dele? Sente que ele até quer fazer amizades mas depois não as consegue manter?

Se este sentimento existe, tem de fazer alguma coisa pois claramente o seu filho está com dificuldades a nível do seu processo de socialização o que é mau para ele em varias aspectos, principalmente a nível pessoal, pois a imagem que ele constrói está também muito relacionada com o que ele sente que os outros pensam em relação a si.

Obrigar os seus filhos a fazerem amigos não adianta de muito. Para conseguir obter o resultado desejado tem que saber lidar com esta situação naturalmente .

As formas de carinho que os familiares mostram às crianças são diferentes das formas dos amigos. E, ter amigos oferecerá independência e ajudará no desenvolvimento da criança. Se para algumas crianças fazer amigos é algo que lhes “sai” naturalmente, para outras crianças é mais complicado. Então ai entramos nós, os pais, sendo o nosso papel ensinar o nosso filho a fazer o que ele não está, de forma imediata e natural, a conseguir fazer que é...FAZER AMIGOS.

Como sempre, o nosso melhor “ensinamento” aos nossos filhos é o limite...O limite é fundamental para que ele entenda que deve respeitar o espaço do outro e, só assim conseguirá fazer e manter os amigos.

A criança precisa desenvolver o seu EU de uma forma segura, de uma forma que lhe permita autonomizar-se do adulto confiante e sem medos...O fazer amigos serve para mostrar às crianças que existem outras formas de afeto além da família. E isso ajuda, sem duvida, na sua independência em relação ao adulto e no seu desenvolvimento emocional.

Sendo assim aqui ficam algumas dicas para o conseguir:
• Ajude o seu filho a perceber que os amigos não se “apanham”...os amigos tem de ser conquistados. Temos de fazer para os merecer....! Para os merecer existem varias coisas que podemos fazer...

• Respeitar os outros à nossa volta...não gozar, não fazer piadas, nem chamar nomes...Isso é ser “repelente” de amigos...Todos gostam de ser respeitados e, quando o são, sente-se felizes e querem estar ao pé de quem os respeita....Converse acerca disso com o seu filho!

• Ensine o seu filho a partilhar as suas coisas...a partilha gera troca de brinquedos, troca de brincadeiras e , logo, gera amizade!

• Ensine o seu filho a perceber o “agora tu, agora eu”, ou seja, ensine o seu filho a dar a vez, brincando ora ele, ora o colega. Pode estimular este tipo de ação através de algo tão simples como a construção de uma torre em casa.....Estimule o seu filho a deixar que por cada vez que ele coloca uma peça, o pai/mãe deve colocar outra, continuando assim até a torre estar muuuito alta! À medida que vai fazendo esta ação vá dizendo agora tu ( e dê a vez à criança), depois diga “agora eu” e mesmo que a criança queira ser ela a colocar a peça, não permita e torne e repetir com calma “não filho, agora é a vez do pia/ mãe..lembras-te...agora eu, agora tu....”

• Existe livros muito interessantes sobre esta temática do fazer amigos...leia para o seu filho e converse com ele sobre a leitura...um livro bem interessante é o “Vamos fazer amigos” da AMBAR.

• Não dê tudo ao seu filho. Este é um erro comum entre todos os pais e o resultado disso é uma criança completamente centrada em si, sem capacidade para se colocar no lugar do outro, tornando-se chata para os outros, seus pares, precisamente porque quer que tudo seja à sua maneira. Estabeleça-lhe limites!

Se acha que já fez tudo isto e a curto/médio prazo não vê resultados, se vê que o seu filho se mantém demasiado reservado, então o melhor é levá-lo a um psicólogo. Caso ele esteja constantemente ansioso, fique incomodado com pessoas, chore compulsivamente por não querer ninguém, então está mais do que na hora de o ajudar.

Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil
Hospital Particular do Algarve - Alvor

Sem comentários:

Enviar um comentário