DICAS PARA O PROFESSOR.....
Evite mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala;
Não force o aluno a fazer os exercícios quando estiver nervoso por não ter conseguido;
Explique à criança que as dificuldades que apresenta na matemática não acontecem porque ela tem um problema de inteligência mas sim porque tem dificuldade na descodificação dos símbolos (números)...mostre-lhe que a entende e que está ali para ajudá-la sempre que precisar;
Proponha jogos na sala para estimular a inteligência lógico-matemática através dos mesmos...os jogos irão ajudar na seriação, classificação,habilidade
Pode também utilizar jogos para fixar a conceituação simbólica das relações numéricas e geométricas, que "abrem" para o cérebro as percepções do “grande” e do “pequeno”, do “fino” e do “grosso”, do “largo” e do “estreito”,o “alto” e do “baixo”.
Não corrija os testes ou os exercícios com canetas vermelhas;
Procure usar situações concretas, nos problemas;
Permita que a criança utilize a calculadora;
Permita que a criança possa utilizar o livro da tabuada,
Realize questões diretas e, se mesmo assim a criança manifestar muita dificuldade, faça-lhe as perguntas oralmente para que consegui mais facilmente resolver o problema e minimizar os efeitos nefastos a nível da sua auto estima;
Fátima Poucochinho
Sem comentários:
Enviar um comentário