segunda-feira, 8 de abril de 2013

 
EU QUERO!”

A partir dos três anos, expressões como «eu quero!», «eu posso!» e «eu faço!» começam a fazer parte do vocabulário da criança. É uma fase em que a criança vive centrada em si própria, é egoísta, possessiva e pouco tolerante... Necessita provar a si mesma que é capaz de fazer o que for sem a ajuda dos adultos, é por isso que age desta forma. Os pais não devem desesperar... É uma fase propria do desenvolvimento da criança e (felizmente) não dura a vida toda, revela apenas uma necessidade de afirmação e uma dificuldade em ver as coisas a partir de um ponto de vista que não seja o seu.
O que os pais podem fazer???
Nada de muito complicado.....Basta que ajude a criança a desenvolver, da melhor maneira possível, a sua maturidade emocional. Para isso, é fundamental:

Agir com firmeza

Não ceder aos caprichos da criança

Não perder o controlo...Se a criança está em descontrolo e o adulto (suposta figura de segurança) se descontrola também...é a desgraça!!!!!

Dialogue muito com o seu filho...Está a ensiná-lo que essa via, o conversar, é uma via possível e alternativa aos gritos e ao descontrolo

Mime, mime muito...não há limite para o mimar MAS, a acompanhar todo esse mimo tem SEMPRE de existir uma definição muito clara dos limites da criança e, claro, a palavra fundamental na educação infantil...O NÃO!!!!!

Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário