quinta-feira, 4 de abril de 2013

MÃE, PAI...POSSO DORMIR NA VOSSA CAMA?



Muitas crianças sofrem à noite com medo do escuro, dos imaginários “monstros”, etc. 

A função dos pais é proteger e cuidar...como tal. é seu papel ajudar a criança a aprender a superar os seus medos.Podem (e devem)fazê-lo ajudando a criança a perceber que os problemas se resolvem...não existe necessidade de fugir deles!!! 

É necessário muita paciência, mas também muita firmeza e persistência.

Tudo é uma questão de tempo... Quando a criança sente medo, é preferível que sejam os pais a ficar na cama da criança para tranquilizá-la, do que levá-la para a sua cama, para a cama do casal.

Dormir no seu próprio quarto, para a criança é estar “longe” dos pais e, mais complicado, separar-se deles.
A hora de dormir é entendida por elas como a hora de separar-se dos pais, de seus irmãos, dos brinquedos, e de tudo o que poderiam estar a fazer. Por esta razão é que a criança vai deitar-se muitas vezes com a "birra".

O dormir é uma necessidade importante tal como é o comer, o beber...Por isso, como qualquer outra necessidade, o dormir sozinho também se aprende.

É claro que até uma determinada idade é normal e até benéfico quer para os pais quer para a criança esta partilha de "quentinho bom" mas...a partir da altura em que a criança já anda, já é mais autónoma, já precisa de se afirmar(a partir de 1/2 anos), o dormir sozinho é um importante passo na sua autonomia e, para os pais, é o recuperar da sua intimidade.

Muitas vezes centramo-nos na criança,,,no que é bom para a criança, no que é benéfico para ela, no que podemos fazer para ela ser feliz, para ela não chorar, para ela se sentir amada... Esquecemos muitas vezes que, para a criança sentir todas essas coisas, a estrutura familiar tem de estar equilibrada e em harmonia! Um casal que deixa de ser casal e de ter intimidade para o "bem" da criança, perde uma importante parte de si, logo,não está emocionalmente bem para a criança...As crianças precisam do nosso bem estar para que elas possam estar bem, por isso, tenha momentos de prazer com os seus filhotes, deixe-os ir um pouco para a vossa cama antes da hora de dormir (deve sempre existir uma hora de dormir), deixo-os partilhar a vossa cama de manhã ao acordar mas NUNCA se percam enquanto casal porque é dessa maneira que o vosso filho necessita de vocês..enquanto casal que, de forma sincrónica estão juntos e disponíveis para os protegerem e para os cuidarem.

É verdadeiramente fundamental a criança perceber a existência de espaços...existe o espaço da mãe, do pai, do casal e de todos enquanto família... percebendo estes espaços o EU da criança constrói-se de forma muito mais harmoniosa e saudável

Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil

Sem comentários:

Enviar um comentário