domingo, 24 de março de 2013

A CRIANÇA PROBLEMA!



Muitas vezes deparo-me, em contexto clínico, com crianças que são levadas para observação psicológica mas que, no final...não passam de crianças problema!!!!
E o que é isso de crianças problema?

Passo a explicar...

A criança problema é a “campainha” de alarme que toca, e que avisa que algo está errado.

O principal problema das crianças problema é que elas trazem à tona os problemas que a família e o casal (muitas vezes de forma insciente) haviam muito cuidadosamente mantido sob controle, escondidos e camuflados.

A criança problema vem destapar o que não é para destapar e acaba por trazer à tona o que a família, os pais, querem a todo o custo não ver: os seus próprios problemas enquanto estrutura familiar!.

É complicado conviver com uma criança assim....ao fim e ao cabo, ela acaba por ser a fonte de angustia dos pais a partir do momento em que aponta através de seu comportamento, as “falhas” inerentes às relações familiares e, entre questionar a estrutura familiar ou “tratar” a criança, geralmente os pais optam pela última opção.

Às vezes precisamos, nós, pais, parar e pensar que é possível que a criança esteja, com o seu problema, a pedir-nos para que nos libertemos de algo que possa não estar bem em NÓS, pais.

As crianças são realmente seres maravilhosos....Pelo facto de serem crianças, ainda tem uma forma de pensar muito pura, genuína, então, reagem com força contra aquilo que os pais, por falta de condições e/ou sensibilidade, acabaram por aceitar e transformaram numa segunda natureza... E neste contexto, surge a criança problema, que afinal mais não é do que a realidade “feia” que os pais preferem não ver e que escondem atrás da realidade “bonita” que entretanto criaram.

É tão mais fácil dizer “ o meu filho/a tem um problema...já tentei tudo mas nada...tenho de leva-lo ( A ELE/ELA) ao psicólogo”. Como se a criança fosse um ser isolado, desintegrado de tudo o resto, nomeadamente a sua estrutura familiar!

Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário