sábado, 23 de março de 2013

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR





Muitos pais, quando pensam na pré escola, ainda estão muito virados para a criança começar a  aprender a escrever, aprender as letras, os números, exigindo mesmo, muitas vezes, que os educadores trabalham essas áreas com os filhos.

Discordo completamente!

Existe uma idade para tudo…uma idade para brincar, uma idade para aprender, uma idade para ser mais responsável, enfim…..Felizmente os meus filhos tiveram educadoras que se preocuparam mais em trabalhar competências pessoais e sociais do que em ensinar o a,e,i,o,u…

Ensinaram-lhes a importância deles perceberem que são indivíduos únicos, que tem a sua própria marca, o seu próprio EU…Desde cedo, em cada desenho elaborado por eles, tinha de estar presente a sua marca (coisa que eles entendiam como o nome mas que não passavam de rabiscos adequados à sua idade).

Com o passar do tempo, e à medida que foi ficando enraizado o conceito do “eu tenho uma marca”, eles próprios foram querendo aprofundar as letras dessa marca mas, foi algo que partiu deles. E partiu deles não porque queriam aprender letras mas porque criam saber mais acerca do seu EU.

Isto é educar na pré escola…Uma educação virada para ajudar as crianças a desenvolverem atitudes pessoais, valores, competências interpessoais que sirvam, então, de sustentáculo para os papéis que elas irão ter que assumir: serem estudantes, colegas, amigos, membros de uma comunidade, e até, mais tarde,  pais.

De entre estas competências prefiguram-se as competências socio-emocionais, competências que incluem a auto-consciência, o controlo dos impulsos, a empatia, a escolha de perspectiva, a cooperação, a resolução de conflitos…Tudo competências que se vão vir a tornar ferramentas-chave quando a criança entra realmente na escola, no primeiro ciclo….


É um facto comprovado cientificamente que, crianças que percebem melhor as emoções têm mais relações positivas nas interacções com os seus pares. Os que percebem as emoções dos outros, interagem com mais sucesso, quando um amigo se magoa ou está zangado. A criança que consegue falar das suas emoções é também melhor a negociar as disputas entre os seus pares.

Sem duvida, esta é a principal tarefa que se deve impor a uma criança que entra no jardim de infância: Trabalhar a competência emocional para gerir as suas emoções que, por sua vez, se
encontra directamente relacionada com as interacções sociais,  interacções fundamentais uma melhor capacidade de relacionamento com os outros.

Os meus filhos tiveram educadoras è altura e , por isso agradeço à Elia e à Vera, educadoras do Henrique e da Camila respectivamente…Obrigada por se preocuparem mais com a formação pessoal, social e emocional do que propriamente com letras e números…eles tiveram tempo de sobra para trabalhar essas áreas :)

Fátima Poucochinho

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