Muitos pais, quando
pensam na pré escola, ainda estão muito virados para a criança começar a aprender a escrever, aprender as letras, os números,
exigindo mesmo, muitas vezes, que os educadores trabalham essas áreas com os
filhos.
Discordo completamente!
Existe uma
idade para tudo…uma idade para brincar, uma idade para aprender, uma idade para
ser mais responsável, enfim…..Felizmente os meus filhos tiveram educadoras que
se preocuparam mais em trabalhar competências pessoais e sociais do que em
ensinar o a,e,i,o,u…
Ensinaram-lhes
a importância deles perceberem que são indivíduos únicos, que tem a sua própria
marca, o seu próprio EU…Desde cedo, em cada desenho elaborado por eles, tinha
de estar presente a sua marca (coisa que eles entendiam como o nome mas que não
passavam de rabiscos adequados à sua idade).
Com o passar
do tempo, e à medida que foi ficando enraizado o conceito do “eu tenho uma
marca”, eles próprios foram querendo aprofundar as letras dessa marca mas, foi
algo que partiu deles. E partiu deles não porque queriam aprender letras mas
porque criam saber mais acerca do seu EU.
Isto é educar
na pré escola…Uma educação virada para ajudar as crianças a desenvolverem atitudes pessoais, valores, competências
interpessoais que sirvam, então, de sustentáculo para os papéis que elas irão
ter que assumir: serem estudantes, colegas, amigos, membros de uma comunidade,
e até, mais tarde, pais.
De entre estas
competências prefiguram-se as competências socio-emocionais, competências que incluem a auto-consciência, o controlo dos impulsos, a empatia, a escolha de perspectiva, a cooperação, a
resolução de conflitos…Tudo competências que se vão vir a tornar ferramentas-chave
quando a criança entra realmente na escola, no primeiro ciclo….
É um facto comprovado
cientificamente que, crianças que percebem melhor as emoções têm mais relações
positivas nas interacções com os seus pares. Os que percebem as emoções dos
outros, interagem com mais sucesso, quando um amigo se magoa ou está zangado. A
criança que consegue falar das suas emoções é também melhor a negociar as
disputas entre os seus pares.
Sem duvida, esta é a principal
tarefa que se deve impor a uma criança que entra no jardim de infância: Trabalhar
a competência emocional para gerir as suas emoções que, por sua vez, se
encontra directamente
relacionada com as interacções sociais, interacções fundamentais uma melhor capacidade
de relacionamento com os outros.
Os meus filhos tiveram educadoras è altura e , por isso agradeço à
Elia e à Vera, educadoras do Henrique e da Camila respectivamente…Obrigada por
se preocuparem mais com a formação pessoal, social e emocional do que propriamente
com letras e números…eles tiveram tempo de sobra para trabalhar essas áreas :)
Fátima Poucochinho
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