sexta-feira, 22 de março de 2013

OBJECTO DE TRANSIÇÃO....

Para uma criança, o objecto de transição é aquele objeto adorado por ela para o qual ela transfere afeto e sensação de segurança na ausência da mãe. Podem ser ursinhos de peluche, fraldas, um pano cobertores, chupetas, roupas ...O que for seguro e funcionar para pra a criança como objecto regulador da ansiedade!

A função do objecto de transição, como a própria denominação indica, é ajudar a criança a sentir-se mais confortável e relaxada, quando se sente colocada em situações de maior stress, como a separação da mãe para ir para o infantário, o dormir sozinha,etc..

Alguns bebés elegem por si só o seu objeto de "conforto", mas a maioria é escolhido pela mãe. Por vota dos 4 meses é uma boa altura para ajudar a criança a começar a encontrar formas de se auto acalmar...o objecto de transição é uma excelente ajuda nesta fase em que a criança começa a reagir mais aos estímulos exteriores!

o objecto de transição ou objeto de "conforto" é saudável e importante para criança gerir as pequenas frustrações do dia a dia com uma maior confiança. Se o seu filho ainda não descobriu o objeto dele, ajude-o a fazê-lo mas, se ele já o escolheu, mesmo que seja uma fralda suja, ou um boneco todo roto, deixe estar...foi a escolha dele e, desde cedo, o ensino do respeito mutuo é um dos melhores exemplos que os pais podem dar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário