quarta-feira, 27 de março de 2013

A SENSIBILIDADE DA CRIANÇA E O QUE NÃO DEVEMOS DIZER OU FAZER....



As crianças são seres sensíveis e que, como ainda não têm o seu EU completamente formado (está ainda em fase de construção com os tijolos que as figuras importantes à sua volta vão colocando), absorvem tudo o que lhes é dito como verdades absolutas.

Por isso é tão bom reforçar as suas coisas boas, mostrar a nossa disponibilidade para as suas coisas para que se sintam importantes mas, por isso, é também muito importante ter em atenção que existem algumas expressões que danificam de forma significativa e dolorosa esse EU em construção.

Muitas vezes, quando as crianças se portam mal ou não procedem de acordo com o que esperamos delas surge o “não gosto de ti...és um(a) menina(o) má(o). NUNCA...É das piores coisas que se pode dizer para alguém que está ainda a conhecer-se a perceber-se. Vai criar na criança sentimentos de inferioridade que, sem duvida, vão afetar a formação da sua auto imagem.

Outra situação que acontece com muita frequência é o dizer” Só me apetece...nem sei...até tenho medo de te bater” ou “ Vais levar a sério...agora é que vais ver o que é doer...” ERRADO também... O que gera a educação é a firmeza e nunca a agressividade. Ameaças desse tipo servem somente para que a criança fique com medo dos pais e não respeito que, afinal, é o que se pretende dos nossos filhos...Que eles nos respeitem enquanto pais.

Por fim mas não menos usada vem a celebre frase “Se fizeres o que te digo dou-te um brinquedo”. Muito complicada para o bem estar emocional da criança esta frase!!!! Ter um bom comportamento, fazer os TPCs são responsabilidades dos filhos, são deveres que eles tem para com os pais e, é fundamental que as crianças percebam que têm direitos mas que, para que esses direito possam existir, têm de corresponder também com deveres para com os pais...Quando os pais fazem acordos deste tipo com os filhos fazem com que eles pensem que aquilo não é uma obrigação deles.

Em suma, o meu alerta vai para que os pais nunca se
esqueçam de que são os “pedreiros” da casa, ou seja, do EU dos vossos filhos. Tudo o que fazem, tudo o que dizem, é um tijolo que vai segurar essa base, por isso, convém que os tijolos de base sejam fortes e seguros para que a “casa” não desabe. Tenho falado muito do que devem fazer para colocar bons tijolos...Hoje quis variar e alertar-vos para o que não devem fazer ou dizer...

Espero que possa ser produtivo!

Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil

Sem comentários:

Enviar um comentário