domingo, 24 de março de 2013

CONFLITOS ENTRE IRMÃOS…DEVEM OS PAIS INTERFERIR?



Os atritos fazem parte do relacionamento entre irmãos, sendo através deles que cada um constrói a sua própria identidade. A rivalidade entre irmãos não é mais do que uma disputa por um espaço.

As crianças, especialmente de idades próximas, zangam-se e lutam porque ainda não sabem lidar com os seus próprios sentimentos. Acabam por expressar-se através da agressividade. Às vezes a agressividade pode ir mais longe e podem magoar-se a serio…na minha opinião, os pais devem intervir mas, sempre tendo em conta que há situações e situações e, os pais devem avaliar cada situação antes de agir.

As zangas entre irmãos fazem parte da vivência da infância, por isso o diálogo é fundamental. A criança deve aprender desde cedo a saber pôr-se no lugar do outro para perceber que a sua ação provoca um impacto no irmão e vice-versa.

Se o pai ou a mãe tem consciência de que um deles agiu com má-fé, é importante que a criança perceba que pensam dessa maneira e porquê. Assim, ela aprenderá a tomar consciência das suas atitudes e das consequências dessas atitudes.

Promover o diálogo é MIL VEZES mais eficaz que a punição, porque faz a criança compreender o que de fato aconteceu.

Os pais devem interferir, sim mas, de forma adequada...não devem tirar partidos ou pôr os dois de castigo mas sim aproveitar esse momento para ensinar valores e princípios aos filhos. O importante não é apenas conter a zanga e conversar, mas possibilitar um momento de reflexão.

Para além deste “intervir”, é preciso garantir os espaços de cada filho….Um não pode destruir o lazer do outro. Se, por exemplo, no vosso momento de brincar em família ficam aflitos porque um gosta de brincar com os carrinhos e o outro prefere desenhar, sugiro que promovam uma brincadeira de cooperação, em que cada um ajude o outro.


Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto juvenil

Sem comentários:

Enviar um comentário