sexta-feira, 22 de março de 2013

Para desenvolver a auto-estima nas crianças é importante que…



1 – Mesmo que tenha pouco tempo, quando a estiver a ouvir, escute mesmo, mostre que está disponível para ela e que o que ela diz é importante para si. Nunca caia no erro de, enquanto a criança fala consigo, estar a fazer outras coisas. Se não pode estar disponível para ela nessa altura, diga-lhe que aguarde e que , quando acabar o que está a fazer vai sentar-se ao lado dela e ouvi-la...Não se esqueça a fazê-lo!

2 – Deixe-as expressar sentimentos, mesmo negativos. Evite o discurso: “Não se chora”, “Isso não é nada”, “Tem coragem”. Deixe-a falar.

3 – Sempre que for possível, deixe que a criança tome as próprias decisões. Ajude-a aperceber que existem varias escolhas e que cada escolha tem consequências. Ajude-a a pensar nas consequências e a tomar a SUA (da criança) própria decisão. Desde forma a EU da criança está a crescer, a construir-se forte!

4 – Trate-a com respeito. Respeite o se espaço, diga-lhes se faz favor e obrigado.

5- Dê mais valor ao esforço que faz do que ao rendimento que obtém.

6 - Tente manter o respeito pela personalidade da criança, e avaliar periodicamente se as expectativas depositadas nela são justas, razoáveis e equilibradas.

7 - Peça a opinião da criança em temas diários, como onde ir passear, que actividade realizar, etc. Tal faz a criança sentir-se importante, auto-valorizar-se e respeitar-se a si própria.

Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário