domingo, 24 de março de 2013

A HORA DE DORMIR E O MEDO DOS PESADELOS...


A HORA DE DORMIR E O MEDO DOS PESADELOS...

Embora os pesadelos não constituam por si só razão para alarme, os pais podem tomar algumas medidas no sentido de ajudar os filhos a lidar com eles. Aqui ficam algumas sugestões

- Para ajudar o seu filho tem de "entrar"no mundo dele...o seu filho acredita piamente que existem monstros. Se tiver com ele a conversa de que monstros não existem, o seu filho vai sentir que não o entende e não o consegue ajudar...Se pelo contrario tentar perceber como é o "monstro" do seu filho para juntos descobrirem as suas fraquezas e o derrotarem, a criança vai sentir-se mais segura e, logo, menos ansiosa;

- Na sequência da estratégia anterior, tente mostrar-lhe que, tal como nos desenhos animados, também nos sonhos só vencem os bons. Sendo ele a personagem boa vencerá todos os monstros que se atravessarem no seu caminho. Pode ainda ajudá-lo a encontrar um objeto preferido e especial que ele veja como protetor. Este objeto pode ficar ao seu lado na cama, de forma a protegê-lo contra as personagens más dos seus sonhos.

- Crie uma rotina de descontração e carinho na hora de deitar. A leitura de uma história, sem monstros nem fantasmas pode ser uma boa estratégia para que o seu filho possa adormecer de forma mais calma e serenamente.

- Ensine-o desde cedo a dormir sozinho. Se o fizer estará a incutir-lhe confiança e segurança. Se o tempo que o seu filho dorme consigo se prolongar demasiado no tempo ou se for sempre para junto dele até que adormeça, só facilitará o aparecimento de medos.

- Mesmo que esteja preocupado com os pesadelos do seu filjo, não o demonstre na presença da criança. Se o fizer, a criança sentirá que eles constituem realmente razão de preocupação. A atitude de desdramatização é sem dúvida a mais correta.


Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário