quarta-feira, 27 de março de 2013

O MEU FILHO É MUITO ANSIOSO....COMO POSSO AJUDÁ-LO?



Hoje me dia muitas são as crianças com sintomatologia ansiosa. Como as grandes figuras de referência delas são os pais a vossa ajuda é preciosa para minimizar esta “agitação” mental constante:

- Normalmente um dos problemas destas crianças é que querem fazer tudo ao mesmo tempo...resultado?...Acabam por não conseguir fazer nada da forma adequada...Uma forma de as ajudar pode ser ajuda-las a estruturar o seu dia a dia...Se em vez de se proporem a fazer 20 tarefas, escolherem 4, essas 4 podem ser escritas num papel e à medida que as forem realizado vão colocando um OK! Esse ato de registar “o feito” aumenta a autoestima e reduz a ansiedade, pois se 20 tarefas são impossíveis de realizar num dia, 4 são “pêra doce”

- Outra coisa importante a fazer é ouvir com atenção sempre que a criança vos procurar para falar dos seus medos ou preocupações. Não cometa o erro de menosprezar o sentir da criança ou dizer-lhe “isso não é nada”...Preste-lhe realmente atenção, esteja disponível e demonstre que a compreende....a mensagem importante a passar para a criança é que a compreende , que percebem que está a passar uma fase complicada mas que acreditam nela para a resolver.

- É fundamental para minimizar a sua ansiedade que o ambiente à sua volta esteja organizado e estruturado. Assim, pode ajuda-la a criar a sua rotina com os horários. Por exemplo, ao chegar da escola, determine o horário para fazer os deveres, brincar, tomar banho etc.

- As atividades extracurriculares são muito importante mas...Tudo o que é demais é erro... É muito cansativo ter escola, inglês, natação, etc. É necessário que a criança tenha tempo para brincar e organizar-se, planeja o seu estudo a cada dia. Quando a criança está integrada em muitas atividades, além de ser muito exaustivo, a rotina está pronta e não é possível descobrir a melhor forma de se organizar.

- É preciso ter tempo livre.

- Existe uma idade para tudo. Apesar de ser importante as crianças terem uma noção do que se passa à sua volta, quando são muito pequeninas (até aos 4-5 anos) devemos evitar que assistam ao telejornal com notícias desagradáveis, fatalidades ou ouvir conversas de adultos com comentários sobre isso. Vai gera-lhe muita ansiedade por exemplo se assiste a uma noticia de um avião que caiu e, depois, tem de passar pela experiência de o pai ou mãe ou ambos irem fazer uma viagem de avião. Uma criança nessa idade, não sabe discernir que isso é uma tragédia e que não está sempre a acontecer.

- A disponibilidade para os nossos filhos é importante mas, mais importante ainda é respeitar o espaço deles...se sente o seu filho preocupado com algo mostre que está disponível mas, não seja intrusivo...a Criança precisa d espaço para “ e perceber os seus sentires! Se a criança continua sem querer falar após um tempo basta apenas dizer-lhe que já se sentiu assim, e quando conversou a respeito se sentiu bem melhor. A seu tempo a criança vai perceber que pode recorrer a si.

- Separe a sua autoestima da do seu filho. Muitas vezes os filhos tem que ser perfeitos para que os pais se sintam bons pais. Quando eles fracassam parece que o fracasso é dos pais. Isso aumenta muito a ansiedade das crianças, que acabam por sentir que não correspondem ao que os pais esperam deles.

- Reconheça os pontos fortes e fracos de seu filho. Saiba valorizar os fortes, incentivando e elogiando. E ajude a superar os pontos fracos.

- Não o compare com outras crianças ou irmãos.

- Ensine ao seu filho as regras para se acalmar:
- Regra 1 – colocar a mão na barriga
- Regra 2 – perceber o que está a sentir
- Regra 3 – dizer STOP a esse sentimento desconfortável
- Regra 4 – respeitar fundo

Fátima Poucochinho
Psicóloga Infanto Juvenil

Sem comentários:

Enviar um comentário