sexta-feira, 22 de março de 2013

AFETIVIDADE ENTRE PAIS E FILHOS...




A afetividade entre pais e filhos é algo que cresce ao longo do tempo, através do envolvimento que ambos vão tendo no dia a dia em família.

Actualmente existem uma serie de factores que condicionam a quantidade do tempo que passamos com os nossos filhos (a correria do dia a dia, o excesso de trabalho, etc.), acabando por fazer com que as relações entre pais e filhos se estreitem cada vez mais.

Somos humanos e a vida não é tão cor de rosa como gostaríamos que ela fosse…o tempo é pouco, a paciência depois de um dia cheio de trabalho também não é muita, o jantar tem de ser feito, os banhos tem de ser dados…enfim….não é fácil esta vida de trabalhar em casa, trabalhar fora de casa e, ainda…ser mãe e pai!

Vamos então minimizar esse sentir de que não temos tempo e nos sentirmos culpados por isso e, vamos centrarmo-nos na qualidade que podemos ter nos momentos em que estamos juntos.

Algumas atitudes podem auxiliar na formação de um bom vínculo afetivo…

- Todos os dias, ao chegar do trabalho, converse com o seu filho … mostre-lhe que mesmo não estando presente o tempo todo, se preocupa com as suas coisas. É importante que conversem acerca de como foi o dia de cada um, o que sentiram ao ficarem afastados, como resolveram as situações mais complicadas do dia e como aproveitaram e situações boas do dia...enfim..partilhem SENTIRES!.

- Ouvir é uma atitude importante para quem quer demonstrar atenção, bem como conversar olhando nos olhos dos outros. Quando estamos a “ouvir” os nossos filhos mas a pensar noutra coisa ou a fazer outra coisa eles percebem perfeitamente e ficam (e com razão) chateados. Por isso, quando o seu filho fala consigo, realmente oiça e, realmente esteja lá para ele. A criança vai perceber de forma bem clara que se importa com ela, que a ouve e que, apesar de não estar muito tempo com ela, quando está…está realmente!

- Demonstrar interesse pelas coisas da escola também é uma forma de aproximação e, tem a mais valia de fazer com que a criança sinta que, em casa, existe um porto seguro, existe um espaço onde ela pode recorrer quando tudo o resto parece estar a descambar!

- Nesta era de “modernices” existem também formas de, não estando presente, mostrar que está disponível… Uma mensagem carinhosa enviada de surpresa é uma maneira de manifestar afecto e “presença”. Mostra à criança que mesmo não estando com ela, pensa nela e isso é uma forma excelente de ajudar a criança a sentir-se importante e amada! Atenção aqui, no entanto, para os excessos pois estes podem fazer com que os filhos sintam-se vigiados ou superprotegidos.

São algumas sugestões…Alguém quer partilhar mais algumas?

Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário