sexta-feira, 22 de março de 2013

O PAPEL DOS ADULTOS CUIDADORES (PAIS, EDUCADORES )NA AUTOESTIMA DA CRIANÇA



Em relação à criança, a autoestima é o conjunto de crenças e sentimentos que têm sobre elas mesmas, são as suas “auto-percepções.” A forma como se definem influencia as suas motivações, atitudes e comportamentos, afetando ainda o seu equilíbrio emocional.

A construção dos padrões de autoestima começa muito cedo na vida. Por exemplo, uma criança que atinge um objetivo pretendido, experimenta um sentimento de realização que reforça a sua autoestima, mas, para isso é preciso dar-mos à criança a oportunidade de o atingir….

Aprender a fazer algo depois de dezenas de tentativas frustradas ensina a criança a ter uma atitude de “consigo fazer”. As crianças precisam tentar, falhar, tentar de novo, falhar de novo, até que finalmente obtêm sucesso, e só assim podem desenvolver uma ideia positiva acerca das suas próprias capacidades. Ao mesmo tempo, vão criando um autoconceito baseado em interações com as outras pessoas. É por isso que o envolvimento dos pais e educadores é fundamental para ajudar as crianças a construírem autopercepções saudáveis.

A autoestima é um conceito individual que se constrói ao longo de uma vida. Em tenra idade, é realmente abismal o poder que os pais e educadores têm na regulação e promoção da autoestima nas crianças.
Às vezes, alguns adultos esquecem-se disso e o resultado…É DESASTROSO PARA A CRIANÇA pois, para o bem e para o mal, aquilo que vamos dizendo, ou não vamos dizendo, a forma com reforçamos a criança e o que vamos associando ao valor pessoal que expressamos reconhecer na criança, influencia de forma marcante a construção do EU da criança.

Pense bem antes de tomar atitudes que possam interferir com o sentir da criança em relação a si mesma…Se não tem a certeza do que a criança consegue fazer...Espere, dê-lhe espaço e veja as suas competências! Nunca as coloque num nível alto para depois, sem grandes explicações, as descer….

Permita à criança ter decisões independente para que possa desenvolver uma autoestima positiva. As crianças precisam da aceitação dos adultos, a fim de desenvolverem uma autoestima positiva.

Todas as crianças procuram afeto, aprovação e reconhecimento junto dos seus educadores e pessoas significativas. Quando algum destes elementos lhe mostra que ela não corresponde ao por si esperado, a criança sofre com isso, coloca-se em causa, pode sentir-se desadequada no meio onde se movimenta afectando-a negativamente :(


Fátima Poucochinho

Sem comentários:

Enviar um comentário