domingo, 24 de março de 2013

NUNCA É TARDE DE MAIS…



Nunca é tarde de mais para mudar a relação com o seu filho(a). Não falo de mudar o seu filho. Não é disso que se trata…Trata-se de mudar a SUA relação com ele.

O seu filho adolescente tem comportamentos que considera inaceitáveis. é mal-educado, é rebelde, respondão, prefere mil vezes estar com os amigos do que fazer aquele programa familiar de que tanto gostavam. Parece que mudou de um dia par ao outro. Não a ajuda, não coopera, parece sempre chateado ou mesmo zangado com o mundo e consigo que não se recorda de lhe ter feito mal algum.

Pois… mas não não pode mudá-lo!

Há no entanto algo que pode fazer. Pode re-analisar a forma como se relaciona com ele(a). Pode reformular a forma como comunica com ele.
Como?

- Divirta-se com ele, nesta fase o seu sentido de humor está apurado. Ria-se.

- Crie oportunidades de fazerem algo juntos que vos deixe felizes.

- Aprecie o momento, direccione o humor do dia com um enorme sorriso logo de manhã e um abraço de Bom dia.

- Reaprenda a estarem juntos, respeitando o espaço e identidade do seu filho…Isso é importante e essencial para que consigam manter uma relação a cada dia mais positiva.

- Acredite que ele é capaz. Não duvide das suas capacidades. Aponte-as. Fá-lo-á sentir que está atento ao que ele tem de especial.

- Encoraje-o para que ele consiga nesta fase que lhe traz tantas dúvidas sobre si mesmo, criar uma auto-estima mais firme e positiva e que aprenda a gostar de si mesmo, tornando-se mais confiante, mais responsável e, acima de tudo, mais feliz.

Ser Pai/ Mãe de um(a) adolescente não é fácil… Implica estar atento e respeitar a sua liberdade enquanto pessoa em crescimento. Mas lembre-se que ser adolescente também não... Acordar todos os dias à procura do seu lugar no mundo e com toda a pressão do que os outros esperam dele e o que ele ainda não conhece dentro de si, também não é tarefa fácil….

Abra o seu coração ao percurso dele. Ao vosso percurso juntos. Vai descobrir que, afinal, Nunca é Tarde de mais.
:)

Sem comentários:

Enviar um comentário