domingo, 24 de março de 2013

O CIUME ENTRE IRMÃOS...ALGUMAS DICAS...



O relacionamento “ conturbado” entre irmãos e o ciúme que muitas vezes surge associado é, regra geral, normal mas, se excessivo, esse sentimento não pode ser minimizado e precisa ser observado com atenção. 

O ciúme faz parte do ser humano e não é prejudicial por si só mas, deixa de ser saudável quando a pessoa fica totalmente centrada na outra, fixada no ciúme.

O ciúme mais comum na infância nasce com a chegada de um irmão. Quando a família “ganha” um novo bebé, o filho mais velho, que até então recebia atenção exclusiva dos pais, pode ter problemas para aceitar que terá de dividir o afeto com alguém. E quanto mais agarrado aos pais for essa criança, mais dificuldade ela terá em aceitar o novo membro da família.

No momento da chegada do bebé, todos os envolvidos no quotidiano da família, mesmo que de forma involuntária, contribuem para alimentar esse ciúme. As pessoas levam presentes para o recém-nascido, dizem que ele é lindo, e a criança não guarda a memória de que também recebeu esse tipo de atenção.

Para minimizar a dificuldade de adaptação ao novo membro da família, sugiro algumas dicas:

• Uma manifestação comum desse ciúme é a regressão do mais velho, que pode voltar a ter comportamentos que já havia abandonado, como fazer xixi na cama ou chamar pelos pais durante a noite. É importante que os adultos entendam que é um pedido por amor e atenção. Ele está a testar se ainda gostam dele.

• Para que o seu filho não fique muito enciumado com a chegada do irmão, os pais devem cuidar desse sentimento ainda durante a gestação. A inclusão dele na vida do novo membro da família desde o início é uma das formas de criar laços. Porém, evite cair na armadilha de construir falsas esperanças. Às vezes, a família gera a expectativa no filho de que ele terá um companheiro, mas aí o bebé só dorme. É importante dizer ao filhote mais velho que vai ter um irmãozinho, que no início vai precisar ser cuidado, tratado, para mais tarde, quando crescer, poder brincar com ele. Assim, ele não se frustra.

• Após o nascimento do bebé, quando ele ainda exige muita atenção da mãe, o pai ou outros familiares podem dedicar mais atenção ao mais velho para que ele não se sinta deixado de parte.

• Nunca em momento algum compare os seus filhos entre si pois isso vai incentivar a competição entre eles, principalmente domais velho para o mais novo que acaba por sentir que tem algo a provar. Tente ver e referir sempre o lado positivo em cada um dos seus filhos, motivando-os a serem eles mesmos.

• Em qualquer caso, o ciúme, para ser percebido, exige pais atentos à forma como os filhos se tratam. Se esse sentimento provoca agressividade, se uma criança está a agredir a outra, é preciso intervir.

• Uma das maneiras de lidar com o problema é, em vez de chamar a atenção ou castigar o seu filho quando ele demonstra ciúme, valorizar quando ele tem o comportamento oposto. Dar atenção aos momentos bons, quando ele for doce ou partilhar.

• Individualize a relação, garantindo que cada filho tenha momentos de exclusividade com os pais.

• Nunca deixe uma manifestação de ciúme passar em branco. Geralmente, quando os pais percebem uma manifestação pequena, agem como se não fosse nada, mas, se a criança fala que o irmão tem mais privilégios ou algo assim, não se pode negligenciar. Fale com a criança e tente perceber o seu sentir e chame-a à razão com argumentos validos mas adequados à idade para que ela os possa entender.

A boa noticia é que quase sempre o sentimento é superado à medida que a criança cresce - quando ela consegue compreender que os pais têm amor para ambos - e não vai impedir que os irmãos construam uma boa relação para a vida. A compreensão vem com a maturidade.
:)

Fátima Poucochinho

Psicóloga Infanto Juvenil

Sem comentários:

Enviar um comentário